top of page
Sofia.png

Mensagem da Diretora Técnica

Dra. Sofia Erra

Os Centros da APPDA-Madeira são compostos por uma equipa multidisciplinar e dinâmica que trabalha diariamente com dedicação e empenho para melhorar a qualidade de vida das pessoas com perturbações do desenvolvimento e autismo. Apesar das dificuldades, o sucesso da continuidade do trabalho deve-se à determinação, competência e contributo de cada membro da equipa. A Associação existe para ajudar quem precisa e tentamos fazê-lo da melhor forma, com profissionalismo e amor à causa! Obrigada a todos os colaboradores. Agradecemos ainda a voluntários, jovens estagiários e jovens em formação, a todos que colaboram na dinamização das diversas atividades levadas a cabo pela Instituição.
A APPDA agradece às entidade públicas que possibilitam programas a jovens e principalmente a entidades como a Câmara Municipal do Funchal, Câmara Municipal de Câmara de Lobos e Câmara Municipal do Porto Moniz com o apoio ao associativismo, como também entidades privadas que apoiam com donativos e parcerias. Só assim conseguimos continuar o nosso trabalho e ajudar quem precisa.

A APPDA-Madeira ajuda a promover o desenvolvimento e bem-estar da criança, jovem e adulto com perturbações do desenvolvimento e perturbação do espetro do austismo. Queremos em conjunto poder contribuir para uma melhor qualidade de vida de todos, dentro das possibilidades que temos e conseguimos.

Centro de Apoio Terapêutico - CAT

 O CAT é composto por uma equipa multidisciplinar que proporciona um apoio de terapias individualizadas a crianças, jovens e adultos com perturbações do desenvolvimento e perturbação do espetro do autismo em sessões de 45 minutos. Neste momento 140 crianças, jovens e adultos frequentam as seguintes áreas

Terapia da Fala; PsicologiaPsicomotricidade;   Terapia Ocupacional.

terapias.jpg

Centro de Atividades Diárias - C.A.D. 

O C.A.D., para jovens-adultos maiores de 16 anos com Perturbações do Espetro do Autismo, visa promover o processo de desenvolvimento pessoal, a autonomia; a Inclusão social e a Inserção no mercado laboral. Acompanhados por psicóloga, educadora social, assistente operacional e uma auxiliar geral. Tem diversos parceiros como entidades públicas e privadas. O C.A.D. apoia 20 jovens e adultos neste momento.

centro de atividades diarias.jpg

Centro de Férias Inclusivo - C.F.I.

O C.F.I. tem como objetivos ocupar os tempos livres de crianças e jovens com e sem perturbações do desenvolvimento e perturbações do espetro do autismo. A APPDA – Madeira disponibiliza atividades lúdico-pedagógicas específicas planeadas  por uma educadora social e dinamizadas por técnicos especializados, um assistente operacional, um auxiliar geral e com apoio de voluntários em todas as interrupções letivas, Natal, Carnaval, Páscoa e Verão. O C.F.I tem capacidade para 20 utentes.

FotoJet (1).jpg

Outras ações realizadas pela APPDA–Madeira:

- Ações de Formação: para desmistificar a problemática das perturbações do espetro do autismo e as perturbações do desenvolvimento em geral, nas escolas, nas entidades públicos e privados e comunidade em geral

- Sessões de Sensibilização: para consciencializar para a problemática das perturbações do espetro do autismo e divulgar o trabalho desenvolvido pela APPDA-Madeira em escolas, em entidades públicos e privados e comunidade em geral

- Eventos Diversos - para a comunidade em geral e parceiros, de forma divulgar o trabalho e angariar fundos para ajudar a continuidade do trabalho, nomeadamente em feiras, eventos solidários e atividades desenvolvidas por outras entidades e parceiros.

bottom of page