Núcleo do Porto Santo

  Psicomotricidade em sala

                    Dra. Beatriz Peixoto

                               Licenciada em Reabilitação Psicomotora, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa

                               A exercer funções de psicomotricista na APPDA-Madeira Núcleo do Porto Santo desde abril de 2016

A Psicomotricidade, sendo uma terapia de mediação corporal, é adequada para quem necessita de reencontrar/ construir a capacidade de se relacionar e de se reorganizar no pensamento, privilegiando a vivência corporal, uma vez que utilizamos o corpo, o movimento e o comportamento para a reorganização do pensamento e da intencionalidade e qualidade da ação, independentemente da idade do individuo.

Esta terapia intervém ao nível das problemáticas que afetam os seguintes domínios: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção do corpo, orientação espacial e temporal, motricidade global e fina, bem como é indicada para patologias de ordem psíquica que comprometem a qualidade de vida do indivíduo.

No núcleo do Porto Santo, as sessões de psicomotricidade são individuais ou em grupo e têm lugar no ginásio do Pavilhão Multiusos do Porto Santo (edifício da piscina). As sessões poderão também decorrer nas instalações da escola em que a criança está inserida, em horário a definir com os encarregados de educação e com o diretor ou professor responsável.