Centro de Apoio Terapêutico - CAT
Terapia Aquática
Na Terapia Aquática necessitamos de voluntários para ajudar as crianças e jovens nos exercícios desenvolvidos pelas terapeutas.
A intervenção terapêutica no meio aquático é um modo de acompanhar o desenvolvimento global da criança com perturbações do desenvolvimento e autismo, particularmente no seu desenvolvimento psicomotor, perceptivo-motor, afectivo e social. É uma terapia de grupo e proporciona sensações de prazer e de bem-estar físico, emocional e social na criança. Apresenta benefícios em quatro áreas distintas:
Na área motora promovendo o desenvolvimento do esquema corporal; o desenvolvimento de um equilíbrio muscular; o aumento do repertório motor; o desenvolvimento da coordenação geral e segmentar; o desenvolvimento simétrico dos vários eixos envolvidos no movimento; a prevenção de desvios posturais e de atrasos psicomotores, a reabilitação terapêutica e o relaxamento;
Na área emocional - social promove o aumento da auto-confiança; a aprendizagem da regulação das emoções; a socialização, a comunicação entre a criança e o adulto e a exploração activa, no sentido de uma conduta mais independente;
Na área cognitiva favorece: a exploração activa; o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas; a aprendizagem construtiva, mediada pelo adulto; a estimulação da concentração e a experimentação de novos desafios;
Por fim na área visual e auditiva possibilita: o desenvolvimento da sensibilidade de contraste; o desenvolvimento da capacidade de diferenciação de cores; o desenvolvimento da percepção da noção de profundidade e distância; o desenvolvimento da capacidade de localização auditiva de objectos ou acontecimentos e o desenvolvimento da discriminação das características dos sons.
Sábados das 9h às 10h na Piscina dos Salesianos
Dra. Carolina Correia
Mestre em Reabilitação Psicomotora, pela Faculdade de Motricidade Humana Universidade de Lisboa
Licenciada em Reabilitação Psicomotora, pela Faculdade de Motricidade Humana Universidade de Lisboa
A desempenhar funções de psicomotricista na APPDA - Madeira desde abril de 2018
